A Oficina de Relações Públicas nasceu com o objetivo de amplificar a reputação de empresas e marcas perante diversos públicos, como imprensa, influenciadores e instituições relacionadas ao negócio do cliente.

E como fazemos isso?
Vamos atrás de boas histórias, ouvindo o que o cliente tem a nos dizer e, em seguida, pensando em como transformar aquele conteúdo em uma reportagem, em uma entrevista de rádio ou TV, em um artigo opinativo, em um vídeo de Reels para o Instagram ou em uma coluna fixa em algum veículo.

Qual é a boa?
Dizem que o escritor Gabriel García Márquez, quando dava aula de escrita, sempre perguntava aos alunos: ¿cuál es la buena? É nisso que acreditamos: nós, relações públicas, devemos nos fazer essa pergunta internamente sempre que estivermos com a matéria-prima do cliente (informação, serviço, produto, discurso) e quisermos lapidá-la (em mídia editorial).

Uma das pioneiras do mercado de PR no País, Maristela Maffei escreveu em um de seus livros que um bom assessor (ou consultor de comunicação) tem muito de um bom repórter. Não poderíamos concordar mais.

Onde caminhamos
Vamos além das relações com a imprensa. Propomos ações que dialogam também com o seu público final e colocam o trabalho da empresa no radar de pessoas que consomem e produzem dentro daquela respectiva indústria.

Atendemos clientes das mais variadas indústrias, como educadores(as) e mentores(as) de finanças, seguradoras digitais, empresas do ramo imobiliário, além de players da indústria criativa e da economia colaborativa.

Com uma escuta atenta, desenhamos um plano alinhado com o propósito do negócio do cliente e olhamos para a comunicação de forma integrada. Uma publicação na imprensa faz mais sentido se estiver alinhada com o posicionamento nas redes sociais e nos canais institucionais, da mesma forma que um post para o LinkedIn de um(a) executivo(a) é eficaz se, de fato, for possível ouvir a voz daquela pessoa da foto, pronunciando cada uma daquelas palavras.

O rosto da oficina

A Oficina de Relações Públicas é uma consultoria criada pelo jornalista e relações públicas Sebastião Rinaldi, que atua na área desde 2007. Já trabalhou em agências como Máquina, Ogilvy, Interamerican Network, RPMA, Mira Comunicação e Pros, atendendo clientes de variados segmentos, como varejo, turismo, educação, seguros, tecnologia, terceiro setor, cultura/lazer, entre outros.

Vamos tomar um café e colocar a prosa em dia?